Herunterladen

Min. Höhe

Trail Typ

Rundkurs
  • Foto von 036 - Pico Gordo, Levada do Furado Velho, Ribeira do Alecrim (Ponte do Lordelo), Casas do Rabaçal, E.R.105, Pico Gordo

Koordinaten

Hochgeladen

23. Februar 2021

Aufgezeichnet

Februar 2021
Klatsche als Erster

angezeigt 321 Mal, heruntergeladen 7 Mal

bei Ribeira do Raposo, Madeira (Portugal)

Pico Gordo, Levada do Furado Velho, Ribeira do Alecrim (Ponte do Lordelo), Casas do Rabaçal, E.R.105, Piquinho da Gaiola, Pico Gordo

Percurso circular de 8,0 km e 250 m de desnível positivo que se inicia e termina no Pico Gordo (perto do Rabaçal) à E.R. 105.

O percurso é simples, ótimo para fazer em família. As veredas, quer a descida, quer a subida, estão recuperadas com degraus em betão e pedra, e a levada está limpa e protegida com guardas na maioria dos locais onde há algum risco de queda em altura.

Após a descida que fica do lado direito da Estrada Regional quando vamos na direção do Porto Moniz, encontra-se a vereda atrás dos rails (auto safe). Descemos cerca de 1 km e ao chegar à levada do Furado Velho ou Velha do Rabaçal podemos andar uns 50 m para a esquerda para se admirar o imponente túnel das Estrebarias.

Depois de admirar esta obra de engenharia, voltamos a trás e percorremos a levada até às casas do Rabaçal onde pode retemperar as energias com um pequeno snack. Antes de chegar às casas, a levada passa na bonita ribeira do Alecrim onde sobre a mesma atravessamos uma não menos bonita ponte em arco (Ponte do Lordelo). No regresso passamos novamente sobre a mesma para subir à esquerda de regresso à E.R. 105.

Chegados à estrada é virar à direita e ir o longo da estrada durante 2 km até ao ponto de partida. Se estiver em boa forma física poderá ir fora da estrada, paralelamente à mesma, ao longo das pequenas colinas que a ladeiam (conforme está na planta deste percurso). Pode ir ainda ao cume do Pico Gordo onde tem uma excelente vista para a costa Sul (Calheta).

Mais informações e fotos da Levada da Ribeira do Furado Velho ou Velha do Rabaçal, no blog dos Caminheiros Anónimos (Levadas da Madeira):

Levada Velha do Rabaçal ou do Risco ou do Furado Velho ou da Serra (da Calheta)

Actualmente: Madre, Fontes do Risco (1.050 mts) - Fim, Levada Nova do Rabaçal ou das 25 Fontes/ Ribeira do Alecrim (980 mts) – 1,9 km
Originalmente: Madre, Fontes do Risco (1.050 mts) - Fim, Sítio do Lombo, Ponta do Pargo (600 mts) - 24 Km

NOTAS IMPORTANTES:
1 - Antes de iniciar um trilho verifique as condições meteorológicas e vá para a serra/montanha equipado convenientemente com calçado, roupa, equipamento e meios de contacto e orientação;
2 - Não vá para a serra/montanha sozinho. O ideal é que pelo menos sejam 3 pessoas a caminhar;
3 - Cuidado com a orientação, prepare bem os percursos, informe-se se for para sítios que não conhece, em muitos deles o gps não funcionará (base de escarpas rochosas ou vales muito encaixados). O ideial é se fazer acompanhar de alguém que já conheça o percurso;
4 - Seja responsável, não se aventure em locais e distâncias onde e para os quais não está fisicamente apto ou se tem dúvidas que consiga vencer;
5 - Para fazer percursos recomendados pelos serviços do Governo Regional da Madeira, vá ao site do IFCN, IP-RAM , em https://ifcn.madeira.gov.pt/atividades-de-natureza/percursos-pedestres-recomendados/percursos-pedestres-recomendados.html
6 - A utilização de qualquer percurso e informação de navegação é da responsabilidade total do utilizador.

Bons trilhos, com muita cautela, mantenha-se em alerta e segurança!