Zeit  5 Stunden 41 Minuten

Koordinaten 1211

Hochgeladen 23. August 2016

Aufgezeichnet August 2016

  • Rating

     
  • Information

     
  • Einfach zu folgen

     
  • Landschaft

     
-
-
2.369 m
1.837 m
0
2,6
5,2
10,46 km

angezeigt 1916 Mal, heruntergeladen 127 Mal

bei Cordiñanes, Castilla y León (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"
"El Anillo de Picos" é uma grande rota circular de nove dias pelos três maciços que compõem o Parque Nacional dos Picos da Europa. Existem, oficialmente, três modalidades, a primeira delas, de dificuldade média, é conhecida como “El Anillo Vindio” que percorre o maciço Ocidental, a segunda, com dificuldade alta, “El Anillo Extrem” que percorre o maciço Ocidental e Central e por último, com dificuldade muito alta, “El Anillo Três Macizoz” que percorre os três maciços dos picos. A vantagem do Anillo é que não é obrigatório começar em nenhum sítio concreto, pode-se começar em qualquer ponto de acesso ao trilho e percorrer na direção que se preferir. Por recomendação dos próprios guardas dos refúgios é preferível começar pelo maciço ocidental ou pelo oriental, se se deseja fazer “El Anillo Três Macizos”, uma vez que ambos são tecnicamente mais suaves e perfeitos para se prepararem para a hora de fazer o maciço central, tecnicamente mais difícil e exigente! Em 2015 fizemos o Anillo Vindio, este ano optamos por “criar” o nosso Anillo, fizemos o maciço oriental e central, percorrendo cerca de 90kms em cinco dias. Com início em Fuente Dé (El Cable) seguimos o traçado oficial do Anillo (no sentido contrário aos ponteiros do relógio), excepto na etapa que optamos por passar por Bulnes e Poncebos, fazendo a Ruta de Cares completa. Pernoita e/ou passagem nos refúgios Casetón de Andara (1725m), Tenerosa (1300m), Vega de Urriellu (1960m), Jou de Los Cabrones (2034m), Garganta Del Cares - Hotel (183m), Collado Jermoso (2064m) e Cabaña Verónica (2325m). O Anillo dos Picos Oriental e Central tem tanto de exigente como de difícil, quer fisicamente, quer tecnicamente, mas recompensado por magníficas paisagens e experiências proporcionadas pelo ambiente de alta montanha.

1ª Etapa: Fuente Dé (El Cable) – Casetón de Andara
2ª Etapa: Casetón de Andara – Vega de Urriellu
3ª Etapa: Vega de Urriellu – Poncebos
4ª Etapa: Poncebos – Collado Jermoso
5ª Etapa: Collado Jermoso – El Cable (Fuente Dé)

Trilha completa: El Anillo de Picos en cinco etapas (Macizoz Oriental y Central)

5ª ETAPA: COLLADO JERMOSO – EL CABLE (FUENTE DÉ)

Realização: 17 Agosto 2016
Pernoita: Não foi necessário, regresso a Portugal com paragem em Potes.
Percurso: Collado Jermoso - Las Colladinas - Pico de Caseres - Cabana Verónica - La Vueltona - Horcadina de Covarrobres - El Cable (Fuente Dé)

Era a nossa última etapa do “Anillo”, queríamos sair bem cedo para, no regresso a Portugal, parar em Potes para almoço. Pedimos aos guardas do refúgio para deixarem o pequeno-almoço preparado do dia anterior, o que foi amavelmente concedido. À primeira luz do dia deixamos o refúgio e seguimos por Las Colladinas em direção a Cabana Verónica. Os primeiros quilómetros são fáceis apesar de algumas subidas. O percurso está muito bem marcado com pontos vermelhos e mariolas (hitos). É necessário passar por duas colinas algo elevadas (Pico de Caseres - 2352m), o que requer algum cuidado e uso das mãos para “escalar”. Ao longo do percurso, várias panorâmicas, simplesmente admiráveis e de magnitude espetacular… atingimos o ponto mais alto do “nosso” Anillo (2434m) já bem perto da Cabana Verónica (2325m). À medida que nos aproximamos da Cabana Verónica atravessamos uma zona escarpada com várias fissuras onde se deve ter muito cuidado. O percurso termina junto ao refúgio com a passagem por uma crista de rocha polida em que o abismo impressiona os mais sensíveis às alturas, e que em dias de chuva pode ser muito perigoso. Chegamos à Cabana Verónica até aqui o caminho é de alguma dureza, mas a sensação é agradável… Todo o grupo estava bem! Éramos dez caminhantes, de várias faixas etárias, com diferentes condições físicas e emocionais. Sabíamos que o que nos restava até El Cable era um agradável passeio de confraternização pela conquista dos últimos cinco dias… tínhamos conseguido! Várias fotos para perpetuar o momento e apreciar o mítico e pequeno refúgio. Depois do merecido reforço seguimos o “sendero”, agora sempre a descer, cruzamos-nos com vários pedestrianistas e alguns turistas que subiam a custo o caminho comum também aos Horcados Rojos. Inicialmente a descida é mais acentuada até La Vueltona (1935m), depois torna-se mais suave, em Horcadina de Covarrobres (1924m) o caminho cruza-se com o “sendero” de Áliva, nós seguimos pela direita, mantendo-nos a descer até El Cable onde terminamos está aventura “El Anillo de Picos” (Macizo Oriental e Central) com a foto da “praxe”. Um trekking que tem tanto de exigente e de dureza como de beleza e de deslumbramento em cada obstáculo superado... valeu bem o esforço!
Waypoint

5ª ETAPA: COLLADO JERMOSO – EL CABLE (FUENTE DÉ)

Waypoint

NEVEIRO

Waypoint

CABAÑA VERÓNICA

Waypoint

EL CABLE

3 Kommentare

  • Foto von fernandapacheco

    fernandapacheco 23.08.2016

    Ich bin diesem Trail gefolgt  Mehr anzeigen

    Etapa com panorâmicas magnificas… atingimos o ponto mais alto do Anillo (2434m) já bem perto da mítica Cabana Verónica! Muito bom!

  • PicosAlpinos 23.08.2016

    Excelente descrição de um trilho que nos deixa um desejo enorme de ir e apreciar. Muito bom trabalho mais uma vez.
    Obrigado pela partilha.

  • DiogoHiker 04.11.2017

    Obrigado pela partilha

Du kannst oder diesen Trail