Herunterladen

Entfernung

21,26 km

Höhengewinn

1.033 m

Schwierigkeitsgrad

Schwer

Höhenverlust

1.124 m

Max. Höhe

949 m

Trailrank

21

Min. Höhe

343 m

Trail Typ

Einfach

Fahrzeit

5 Stunden 55 Minuten

Zeit

7 Stunden 28 Minuten

Koordinaten

3691

Hochgeladen

4. Oktober 2020

Aufgezeichnet

Oktober 2020
Klatsche als Erster
Teilen
-
-
949 m
343 m
21,26 km

angezeigt 14 Mal, heruntergeladen 1 Mal

bei Campo do Gerez, Braga (Portugal)

GR50 - 7 etapa entre Germil e Campo do Gerês (etapa 12 E 13 oficiais). EstaCom início no Campo do Gerês, uma das mais típicas aldeias portuguesas, pertence ao concelho de Terras de Bouro, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Partimos da Porta do PNPG do Campo do Gerês, algumas centenas de metros adiante, na berma direita da estrada asfaltada, encontramos um marco milário. Já não estamos no percurso oficial da Geira, e este miliário não pertence a qualquer uma das "Milhas" encontramos numeradas ao longo do seu traçado.
A descida até à vila do Gerês é, infelizmente, menos interessante. Grande parte da encosta está dominada por algumas espécies invasoras da família das acácias (mimosas e austrálias), bloqueando a vista e impedindo o crescimento das espécies autoctones.
Surge entretanto o Miradouro da Fraga Negra, já mais próximo da povoação. A descida continua até se entrar numa estrada asfaltada, seguindo-se depois o Penedo da Freira, onde somos brindados com um toque romântico da lenda associada a este lugar.
Abandonamos a vila do Gerês e lançamo-nos na subida para nascente, pela encosta da Serra do Gerês. É um troço com alguma exigência física, com cerca de 4 km de declive significativo. Tem as atenuantes de ter piso regular e com a sombra sempre presente.
Vencida a subida, passamos a rumar a sul e começa a visita aos prados e abrigos de alguns currais de montanha onde alguns residentes vêm colocar gado em regime de vezeira.
Alguns dos picos que a etapa anterior nos apresentou pela primeira vez passam agora a estar visíveis de forma mais próxima, e em vários locais conseguimos ter vista para as encostas da Serra do Gerês viradas a sul, o vale do Rio Cávado e para a Serra da Cabreira.
Assuntos de interesse:
- Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna
- Ponte Medieval dos Eixões
- Casa do Guarda Florestal de Junceda
- Silha dos Ursos, Séc. XVII
- Silha dos Ursos (Silha do Moninho), Séc. XVIII
- Miradouro de Junceda
- Miradouro da Boneca
- Curral da Lomba do Vidoeiro
- Prado do Vidoeiro
- Cascata do Arado
- Miradouro da Pedra Bela

Informações Técnicas:
Tipo de percurso: Linear.
Meio: Rural, Natural e Paisagístico
Desnível positivo: 1028 metros
Desnível negativo: 1119 metros
Subidas: duas acentuadas
Dificuldade: Alta

Kommentare

    Du kannst oder diesen Trail