Herunterladen

Trail Typ

Einfach

Zeit

2 Tage 4 Stunden 25 Minuten

Koordinaten

• Landschaft

Klatsche als Erster

angezeigt 1416 Mal, heruntergeladen 56 Mal

bei Nespereira, Viseu (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

SERRA DE MONTEMURO

A Serra de Montemuro é a oitava maior elevação de Portugal Continental, com 1382 metros de altitude. Situa-se nos concelhos de Arouca (distrito de Aveiro), Cinfães, Resende, Castro Daire e Lamego (distrito de Viseu) e entre as regiões do Douro Litoral e da Beira Alta.

A altitude média é de 838 metros. Está compreendida entre o rio Douro, a Norte e o rio Paiva, a sul, confina com a cidade de Lamego. O ponto mais alto da serra é denominado por Talegre ou Talefe, a 1382 metros de altitude.

Pico do Talegre (1382m)

Toda a serra tem bastante relevo e é íngreme praticamente de todos os lados. A serra é povoada até cerca dos 1.100 metros de altitude, as aldeias encontram-se espalhadas por toda a serra, mas quase sempre perto de cursos de água, como o rio Bestança que a divide na direção Sul-Norte.

A Serra de Montemuro, faz parte da 1ª fase da lista nacional de sítios da rede natura 2000. Está classificada como BIÓTOPO CORINE, com designação de Serra do Montemuro/Bigorne. Na descrição que o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) faz, destaca-se a grande biodiversidade, resultado do bom estado de conservação dos vários tipos de habitat que aí se encontram representados - alguns deles de considerável valor conservacionista, como as turfeiras activas (habitat prioritário) - e mais concretamente a vasta comunidade de vertebrados, da qual fazem parte inúmeras espécies com estatuto de ameaça, como, por exemplo, o lobo (Canis lupus).

GR47-GRANDE ROTA DE MONTEMURO

Vamos tentar mostrar como quatro caminhantes se propuseram a fazer em três dias a GR47-Grande Rota de Montemuro, cerca de 64Kms em travessia, que cruza toda a Serra de Montemuro desde Nespereira - Parque Nossa Senhora de Lurdes, concelho de Cinfães, até ao Parque Fluvial de Porto de Rei, no concelho de Resende.

Painel Informativo GR47-Grande Rota de Montemuro

Não existindo opções de alojamento para a pernoita, lá fomos nós, como manda a regra em autonomia (para quem não sabe o caracol é o melhor exemplo… ou seja com tudo as costas, casa, cama, comida, roupa, etc.). Sem ser complicado pode ser um percurso duro do ponto de vista físico para quem não estiver habituado devido ao peso das mochilas e à distância a percorrer, principalmente em dias de calor pois tem muita exposição solar.

Queremos salientar o facto de alguma sinalética com as distancias entre pontos não corresponder aos quilómetros reais (peca por excesso) e em alguns locais, apesar de poucos, tivemos dúvidas do sentido a seguir pela ausência ou má sinalética. Outra dificuldade sentida foi encontrar o local exato de inicio da GR47, não existindo as coordenadas no folheto (apenas referência a Nespereira), tivemos de seguir desde o centro de Nespereira o sentido inverso até encontrar o ponto de inicio, no Parque Nossa Senhora de Lurdes. Também lamentamos a inexistência de painel informativo da GR47 neste ponto de inicio/fim, só o encontramos em Porto de Rei.

A GR47 tem duas variantes que fazem a ligação às vilas de Cinfães e Resende, com 9,1 km e 13,9 km respetivamente, que não realizamos, mas são uma opção para o inicio ou termino da travessia, encurtando a distância a percorrer.

Esta rota explora uma das mais desconhecidas serras de Portugal, combinando paisagens magníficas e um património cultural singular. Na nossa opinião utiliza muito pavimento de “Tout-venant” (mistura de areia e brita compactada que servem de ligação aos parques eólicos da serra) e estrada alcatroada nas aldeias e lugares por onde passa.

Os principais locais de passagem são a Nossa Senhora do Castelo, Capela de São Pedro do Campo, Portas de Montemuro, Aldeia da Gralheira, Lagoa D. João e Porto de Rei, nas margens do rio Douro.

Tratando-se de um percurso linear, isto é, o inicio e fim da GR47 não coincidem, e não havendo transporte publico a fazer a ligação, recomenda-se deixar carro em ambos os extremos da travessia.

Passados três dias e calcorreados 64 kms, desde Nespereira (Cinfães) à Praia Fluvial de Porto de Rei (Resende), terminamos a travessia da Serra de Montemuro em autonomia. Foram dias bem passados e vivenciados em excelente companhia com sublimes paisagens e perfeitas condições para a pernoita… Valeu a pena!

FICHA TÉCNICA
Data de realização: 9, 10 e 11 junho 2020
Percurso: Nespereira (Parque Nª Sª de Lurdes) - Alto da Senhora do Castelo - Ervilhais - São Pedro do Campo - Aveloso - Portas de Montemuro - Pico do Talegre - Gralheira - Lagoa de D. João - Feirão - São Martinho de Mouros - Porto de Rei
Distancia: 63.6 km

Acumulado negativo: 666m

2ª ETAPA: SÃO PEDRO DO CAMPO - GRALHEIRA
Data de realização: 10 junho 2020
Percurso: São Pedro do Campo - Aveloso - Portas de Montemuro - Pico do Talegre - Gralheira
Distancia: 20.4 km
Duração: 6h55min
Tempo em movimento: 4h28min
Tempo parado: 2h27min
Movimento médio: 4.6kms/h
Acumulado positivo: 768m
Acumulado negativo: 778m
Jantar: Restaurante Recanto dos Carvalhos (Gralheira)
Pernoita: Parque Merendas da Gralheira (Tenda)

3ª ETAPA: GRALHEIRA - PORTO DE REI
Data de realização: 11 junho 2020
Percurso: Gralheira - Lagoa de D. João - Feirão - São Martinho de Mouros - Porto de Rei
Distancia: 21.2 km
Duração: 6h39min
Tempo em movimento: 4h29min
Tempo parado: 2h10min
Movimento médio: 4.7kms/h
Acumulado positivo: 470m
Acumulado negativo: 1509m
Pernoita: Não foi necessário

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

PARQUE EÓLICO SENHORA DO CASTELO I E II

VISTA GRUTA SENHORA DO CASTELO

CAPELA SENHORA DO CASTELO

ERVILHAIS (CAFÉ 100M Á DIREITA)

PARQUE EÓLICO DE TENDAIS

VARIANTE GR47.2 CINFÃES

DESVIO CAPELA SÃO PEDRO DO CAMPO

CAPELA SÃO PEDRO DO CAMPO

PERNOITA (SÃO PEDRO DO CAMPO)

SÃO PEDRO DO CAMPO (2ªETAPA)

FONTE ANO 1984

BALDIO DE FAIFA

PICO DO TALEGRE (1382M)

PARQUE EÓLICO DO ALTO DA TEIXOSA

PERNOITA (PARQUE MERENDAS DA GRALHEIRA)

Wegpunkt

PARQUE MERENDAS GRALHEIRA (3ªETAPA)

ALDEIA DA GRALHEIRA (RESTAURANTE)

PONTE DE PEDRA

CAMINHO DE PORTO DE REI

SOLAR DE PORTO DE REI

Wegpunkt

PORTO DE REI (PARQUE FLUVIAL)