Koordinaten 492

2,6
5,2

angezeigt 1964 Mal, heruntergeladen 135 Mal

bei Boimo, Viana do Castelo (Portugal)

Este trilho desenrola-se junto da serra do soajo. Inicia-se na Porta do Mezio do Parque Nacional da Peneda Gerês e leva-nos por caminhos rurais a bonitos cenários agricolas e florestais da região. As vistas magníficas, a envolvência do cenário de agricultura de subsistência e os agradáveis bosques de carvalhos são os cartões de visita que quero destacar.

O site da Porta do Mezio não inclui este trilho na sua lista de Actividades Desportivas em Natureza. Encontrei o folheto de apresentação do trilho no site da Obeta, a quem agradeço.

Este trilho inicia-se practicamente no mesmo local que o PR6 AVV - Trilho Interpretativo do Mezio e tem em comum com ele os primeiros 550 metros. O PR6 AVV é um trilho bastante curto, pelo que é possível realizar os dois percursos consecutivamente, fazendo um “oito”.

Trata-se de um trilho sinalizado, mas em que as marcações já desapareceram quase por completo em muitos locais. Os obstáculos com que me deparei mais frequentemente foram a água que corre pelos caminhos, algumas travessias de ribeiras através de poldras e o mato já um pouco cerrado que encontramos após a passagem por Boimo, entre os km 9,5 e 9,7. Estes são os motivos pelos quais atribuo uma Dificuldade Técnica de “Moderado”.

O traçado decorre quase sempre à sombra, pelo que a exposição solar é quase sempre reduzida. Impõe-se o uso de boas botas, para enfrentar a água e a lama, assim como evitar realizar o percurso após dias de chuva intensa (para que se possa atravessar as poldras com facilidade). Para quem não queira lutar contra o matagal que dominou o percurso entre Boimo e a entrada na estrada alcatroada (entre os km 9,5 e 9,7), são relativamente claras as marcas deixadas por uma empresa de eventos de caminhada de montanha que sinalizam um caminho paralelo a este troço (um pouco mais a Norte, mais junto ao leito de uma ribeira).

Finalmente, para quem queira extender em 1 km o passeio, pode-se subir um pouco mais a partir do waypoint “Prados e Lameiros de Bostelinhos” até à povoação de Bostelinhos propriamente dita, regressando depois de volta ao ponto onde se abandonou o trilho oficial.

Boas Caminhadas!

Vilela de Lajes

Straßenkreuzung

Bifurcação

Bifurcação. Escolhendo o caminho da direita encontramos de seguida o que resta da placa de sinalização que nos indicaria a direcção de Assoreira.

Prados e lameiros, Bostelinhos

Ruine

Antiga Escola Primária, Vilela de Lajes

Wegpunkt

Referência, junto a Panascal

Referência

9 Kommentare

Mário Ramos 08.05.2015

Em azul apresenta-se o PR6 AVV - Trilho Interpretativo do Mezio, que poderá ser percorrido em conjunto com com este.
    No extremo Noroeste é possível visitar a povoação de Bostelinhos, extendendo o percurso em 1 km.
    No extremo Sudeste apresenta-se uma alternativa ao trilho oficial que evita o mato denso, utilizando um trilho junto ao leito de uma ribeira. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/pr3-avv-trilho-do-mezio-ribeira-de-vilela-9612961#wp-9612963/photo-5740600

Mário Ramos 08.05.2015

Esta é uma alternativa ao trilho oficial que evita o mato denso, utilizando um trilho junto ao leito de uma ribeira. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/pr3-avv-trilho-do-mezio-ribeira-de-vilela-9612961#wp-9612985/photo-5740609

No waypoint "Prados e Lameiros, Bostelinhos" podemos extender o percurso em 1 km para visitar a povoação de Bostelinhos. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/pr3-avv-trilho-do-mezio-ribeira-de-vilela-9612961#wp-9612977/photo-5740682

• Foto von martasag

martasag 23.08.2017

Ich bin diesem Trail gefolgt  Mehr anzeigen

Este trilho foi recentemente alterado (http://trilhos.arcosdevaldevez.pt/activities/trilho-mezio-ribeira-de-vilela/), e encontra-se bem marcado, mas decidi seguir as indicações do seu. Mais uma vez, obrigada pela partilha :)

Mário Ramos 25.08.2017

Olá!
    Obrigado pela informação. Assim, tenho um bom motivo para visitar novamente este trilho! :)

Boas caminhadas!

• Foto von rapariga caminhante

rapariga caminhante 24.07.2020

Olaa, como está este trilho? Pois já não aparece no site de arcos de valdevez, retiraram?

Mário Ramos 27.07.2020

Olá!

Ainda não voltei a percorrer de forma integral este trilho. Parece que sofreu algumas alterações.

Lamentavelmente, o site da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez tem sofrido algumas metamorfoses desde que o conheci e há informação que aparece, desaparece e reaparece mais tarde...

Percorri alguns caminhos próximos a este trilho à cerca de 1 ano e após a travessia da localidade de Boimo há uma interligação com o PR20 AVV - Trilho da Arqueologia (41,880225 -8,326232), do qual também ainda não encontrei documentação oficial relevante.
    Aparentemente, os dois trilhos passam a seguir um traçado comum até ao regresso à Porta do PNPG do Mezio, pois não encontrei mais placas ou marcas que os destingam. Cerca de 50 metros adiante (41,880258 -8,325612) notei que modificaram as marcações para nos fazer virar à direita em direcção à estrada N202 (41,879514 -8,324963) e por aí se fazer o caminho de regresso. Há o pormenor caricato de o percurso antigo, mais adiante, ainda ter as marcações visíveis...

Talvez seja proveitoso considerar também a publicação da MCMoledo (https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/porta-do-mezio-y-ribeira-de-vilela-23046357). Espero que não haja caminhos fechados pelo mato...

Boas caminhadas

Pedro Trekker Guerra 01.09.2020

Ich bin diesem Trail gefolgt  verifiziert  Mehr anzeigen

Bom dia Família,
    Grato pela partilha deste trilho, o qual realizei ontem dia 30/8/2020.

Foi um trilho muito apreciado por nós, cheio de surpresas e obstáculos. Deu para para fazer uma paragem e irmos ao banho nas lagoas da ribeira, o que não estávamos à espera e por isso foi espetacular.
    Gostaria, também, de destacar 2 pontos que merecem especial atenção: 1o: a seguir à primeira ponte da ribeira, entramos numa subida, estreita e repleta de lama e muitas silvas! Atenção que este pequeno troço não é nada fácil, se não fossem as silvas e os picos fazia-se moderadamente bem, mas uma vez que está cheia de silvas dos 2 lados, não é fácil conseguir contorna-Las pois a vegetação é densa e alta.
    2o ponto que gostava de referir é o final: seguimos o trilho da esquerda, em ver de irmos pela direita a subir tal como indicado pelo nosso camarada pois o trilho sugerido já não estava visível devido à densa vegetação e como tal seguimos o trilho da esquerda e esse sim está mais visível. Acontece que a dada altura as sinalizações deixam de apetecer e ficamos à deriva do meio do de alta vegetação. A nossa sorte é que nos apercebemos que estavamos perto da estrada e rasgamos vegetação a dentro e fomos dar à estrada.
    Em suma, ainda com estes 2 pontos a ter em atenção sugiro este trilho pois na verdade trekking é isto, é ter obstáculos com os quais não se espera, é estar neste contacto direto com a Natura e com o desconhecido. De resto, muita natureza pura, garranos(cavalos) selvagens, vacas, cobras, sapos, pássaros, fauna e flora lindíssima.
    Grato camarada pela partilha deste trilho. Até breve!