Zeit  6 Stunden eine Minute

2,4
4,7

angezeigt 3069 Mal, heruntergeladen 220 Mal

bei Merujal, Aveiro (Portugal)

A Frecha da Mizarela é daquelas cascatas que, para se ver em toda a sua extensão, desde o local em que as águas vencem a fratura da montanha e se despenham de grande altura até à lagoa que convida ao mergulho e sentir toda a sua força, não podemos simplesmente contempla-la dos miradouros, quer dos lugares da Mizarela ou da Castanheira. Ainda mais, depois de uma noite e madrugada de dilúvio por toda a serra da Freita, que despertou os vários ribeiros que alimentam o Caima.

Também as várias quedas da cascata da Ribeira da Castanheira, que ladeamos num momento do percurso e, mais acima, atravessamos por um pequeno passadiço, apesar de não ser tão falada, é igualmente interessante.

Confirma-se o sentimento geral de quem já realizou este percurso. É efetivamente muito bonito. Só que, em regra, estes trilhos também costumam ser os mais exigentes, e este não foi exceção, agravado pela chuva da véspera e alguns chuviscos que nos apanharam a meio da descida para a aldeia da Ribeira, pelo que, a técnica mais usada nas zonas de maior desnível foi “travar com o motor”, entenda-se, ajuda com as nádegas.

Consideramos o grau de dificuldade moderado-alto, apenas porque, neste tipo de terreno e com piso molhado, as descidas e também as subidas são mais complicadas e devem ser feitas com mais cuidado.

Pontos de interesse:
- As paisagens, em toda a envolvente do vale;
- As cascatas da Mizarela e da Ribeira da Castanheira;
- As zonas de escarpa do lado da Ribeira de Cabaços, antes da parede usada para escola de escalada.

Pontos menos positivos:
- O abandono e sinais de vandalismo na aldeia da Ribeira, em algumas casas e moinhos de água.
- A informação, não confirmada, de que pretendem fazer passadiços na zona da escarpa da Mizarela (esperemos que não passe de um boato).
Alguém estava à nossa espera à chegada.

9 Kommentare

• j.c.silva 18.06.2016

Duração trilho 4H

• Sarnouts 09.07.2016

Ich bin diesem Trail gefolgt  Mehr anzeigen

Superb route with very nice views.
    Some parts of the track are rather steep (descent & climb) but the scenery is worth the effort if you have a basic condition.

• Foto von eu.josepinho

eu.josepinho 18.05.2017

:-)

• Foto von mara_ft

mara_ft 25.06.2017

Excelente

• Ricardo.Rocha 18.09.2018

Percurso muito bem assinalado. Bastante interessante, fisicamente exigente, mas parece-me pouco adequado a crianças pequenas.

• Foto von HuguesAlmeida

HuguesAlmeida 02.11.2018

Percurso muito bom

• hugo paiva 15.01.2019

Mt boa caminhada.

• Foto von Mariana Santos

Mariana Santos 14.05.2019

Ich bin diesem Trail gefolgt  Mehr anzeigen

Espetacular. Sem dúvida dos melhores percursos que já fiz. Fizemos com um grupo de 40 pessoas (14 aos 55/60 anos) tudo malta de desporto e correu bem. É fisicamente "puxado". É preciso muitas regras a descer , com calma e sempre com atenção. A subir é muito custoso para as pernas 😆 nada que não se faça. Passámos por uma ponte suspensa na cascata da ribeira da castanheira, de uma beleza Fenomenal mas imprópria para pessoal com vertigens 😄
    Quando pensávamos já estar a acabar, ainda faltavam uns 2km. Almoçamos no meio junto a um ribeiro depois da parede de escalada.
    A repetir 😉

• Foto von eu.josepinho

eu.josepinho 14.05.2019

Ich bin diesem Trail gefolgt  Mehr anzeigen

Sem dúvida alguma, é um trilho lindíssimo 😀 mas aconselho ponderação na vertente física e técnica...