Fahrzeit  eine Stunde 57 Minuten

Zeit  3 Stunden 10 Minuten

Koordinaten 1396

Hochgeladen 29. Juli 2018

Aufgezeichnet Juli 2018

  • Rating

     
  • Information

     
  • Einfach zu folgen

     
  • Landschaft

     
-
-
260 m
-5 m
0
2,0
4,0
7,95 km

angezeigt 3329 Mal, heruntergeladen 23 Mal

bei Murtinheira, Coimbra (Portugal)

A opção desta vez foi realizar uma caminhada bem perto do mar, mas que tivesse sempre presente a Serra.
Para alguns esta Serra é uma novidade para outros era uma repetição, decidimos viajar para Quiaios para percorrer uma parte da Serra da Boa Viagem, com almoço marcado tivemos de escolher um percurso curto mas que passasse pelos miradouros mais importantes desta Serra.
Assim, com saída na Praia de Quiaios, seguimos por um trilho de floresta para a povoação da Murtinheira, nesta povoação, após percorrer alguns metros em alcatrão, começamos uma subida dura em direcção à Capela Senhor dos Aflitos. A partir daqui entramos novamente em trilho de montanha, com uma subida bastante acentuada lá fomos nós pelo trilho de pé posto até ao alto da Serra, por vezes uma paragem para observar a Praia de Quiaios bem ao fundo. Chegados ao alto da Serra viramos à esquerda e percorremos o trilho mais encostado possível à encosta até chegar ao Miradouro da Bandeira, local com uma paisagem fantástica e muito frequentado pelos turistas porque é um Miradouro também acessível de carro. Este local foi também o escolhido para o reforço matinal aproveitando o parque de merendas existente.
Após o reforço e agora no alto da Serra através de um caminho em terra batida sem qualquer dificuldade técnica seguimos em direcção ao Marco Geodésico, miradouro natural onde se pode apreciar toda a beleza desta costa.
O retorno, a descer, faz-se primeiro por um caminho largo, para mais à frente apanharmos um trilho de montanha entre muitos arbustos que dificultam a progressão no terreno, mas facilmente ultrapassado, este trilho, passa junto ao Monumento Natural do Cabo Mondego um fenómeno geológico com um conjunto de afloramentos jurássicos motivo de várias investigações sobre o local, o trilho passa entre o Vale da Anta e termina junto ao estradão em terra batida de ligação ao Farol do Cabo Mondego, já encostado à costa.
Após apreciar a paisagem do local desce-se em direcção à praia por um trilho bem demarcado, mas bastante acentuado, a descer o trilho muita atenção que a gravilha existente pode provocar alguma escorregadela perigosa.
Agora seguimos pela areia da praia até à povoação da Murtinheira e nesta povoação apanhamos os passadiços existentes que nos leva até Quiaios e ao inicio do percurso onde nos esperava um bom almoço.
Esta Serra da Boa Viagem tem vários trilhos para explorar, nenhum se encontra devidamente sinalizado, um deles segue até à cascata existente junto à povoação de Quiaios, mas nesta altura do ano a água é pouca, nós e porque o tempo era pouco, realizamos um percurso curto (8 km) e fácil mas de uma beleza extraordinária, apenas uma subida de cerca de 1.50 km, mas a chegada ao alto da Serra compensa todo o esforço.
Logicamente para quem não conhecer a Serra devem levar o GPS, ter atenção que esta Serra muda bruscamente de clima, tanto pode estar sol, como rapidamente chegar o nevoeiro vento e frio, em qualquer altura do ano devem ir prevenidos.
Foto

Capela Senhor dos Aflitos

Foto

Panorâmica de Quiaios

Foto

Panorâmica da Serra da Boa Viagem

Foto

Panorâmica da Serra da Boa Viagem

Foto

Panorâmica de Quiaios

Foto

Panorâmica da Serra da Boa Viagem

Foto

Painel identificativo

Foto

Praia de Quiaios

Foto

Praia de Quiaios

Foto

Praia de Quiaios

Foto

Marco Geodésico

Foto

Monumento Natural do Cabo Mondego

Foto

Monumento Natural do Cabo Mondego

Foto

Monumento Natural do Cabo Mondego

Foto

Monumento Natural do Cabo Mondego

Foto

Vale da Anta

Foto

Vale da Anta

Foto

Praia de Quiaios

Foto

Estrada para o Farol do Cabo Mondego

Foto

Praia da Murtinheira

Foto

Vale da Anta

Foto

Praia da Murtinheira

2 Kommentare

  • Foto von Rijk J.

    Rijk J. 29.11.2018

    Ich bin diesem Trail gefolgt  verifiziert  Mehr anzeigen

    Because of the hurricane in october 2018 it was very difficult to find the last 1/3 of the trilha. Many trees And Bushes hide the way. The very last part of the trail going down to the beach we did not do as partner refused. Too steep. So we took the road down to the beach. All in all I would love to walk it again. And I do recommend it just be sure to take the right shoes!

  • Foto von CarlosPinto

    CarlosPinto 29.11.2018

    Yes, hurricane "Leslie" wreaked havoc in that area. In the last part of the trail is an alternative to go by the road, we should rather take certain boots for the type of terrain. Good walks

Du kannst oder diesen Trail