Zeit  8 Stunden 28 Minuten

4,7
9,3

angezeigt 3968 Mal, heruntergeladen 107 Mal

bei Arcozelo das Maias, Viseu (Portugal)

A proposta, neste tempo quente, com temperaturas a rondar os 35ºC, passou por um trekking "fresco" na margem de rios e densos bosques, onde a frescura das suas águas e das suas sombras são um convite a contemplar a imensa beleza desses locais que só podem ser desfrutados por aqueles que se atrevem a percorrer as suas levadas e margens acidentadas.
O trilho realizado, circular, com aproximadamente 19Kms, juntou o PRM2 - Rota do Gaia e o PRM1 - Rota dos Rios e Levadas, do município de Oliveira de Frades. Teve início em Arcozelo das Maias, junto à antiga estação dos caminhos-de-ferro (Local de início e fim do PRM2 – Rota do Gaia). O trilho começa com uma descida através das leiras, ainda, cultivadas e prossegue por caminhos agrícolas denominados “caminhos dos moinhos". As antigas levadas conduzem-nos ao Castro da Coroa, local de grande importância e simbolismo para os habitantes da freguesia. Sobre este se contam, ainda, histórias de um passado longínquo e de achados com maior ou menor relevância (alguns destes expostos no Museu Municipal). Descendo sucessivos socalcos - outrora terrenos de cultivo - chega-se, por fim, ao rio Gaia, onde é possível contemplar a deslumbrante queda de água da foz da Ribeira da Lavandeira, assim como toda a paisagem envolvente. O percurso prossegue na outra margem, onde se sobrepõem os PRM2 e PRM1. Seguimos pela esquerda agora o PRM1 – Rota dos Rios e Levadas. Continuando, pelas levadas do Louredo, onde os loureiros predominam, subimos ao cabeço da feitiça e a cerca de cem metros, voltamos a descer ao rio e aproveitamos para ir a banhos. Deixando para trás, definitivamente, as margens destes rios dirigimo-nos à Retorta, seguindo para a Ribeira de Pias ou Ribeira dos Tombos, onde fizemos a paragem para almoço. Já com as forças retemperadas seguimos para a Pena Quebrada e povoação de Porcelhe, onde pode ser vista a velhinha capela de Nossa Senhora do Pilar. Retomando a rota, deixamos para trás o casario de Porcelhe, alcançamos a Aldeia de Vila Chã, junto à EN16, na Lavandeira, é o local de início e fim do PRM1, nós continuamos, pela gruta dos mouros, pelos lameiros e escadas antigas utilizados em tempos como serventia para cultivar os férteis terrenos junto ao rio… Descendo à Poça da Falisga, seguimos a levada… Na ponte de pedra, troço do antigo caminho do sacramento, seguimos o ramal das quedas de água de Silval, mas nesta altura do ano estava seco. Voltamos à ponte de pedra e seguimos o caminho que nos levou até à antiga ponte de pau. No Cadavau, repleto de histórias do imaginário das gentes locais podemos observar o poço e a mina dos mouros e a ponte de pau. Local onde se sobrepõem novamente os PRM1 e PRM2, agora seguimos pela esquerda o PRM2. Durante algum tempo o trilho afasta-se do rio Gaia, subindo em direção ao Cabeço da Raposa e descendo, novamente, às suas margens e aos bosques em galeria, repletos de carvalhos, loureiros, fetos e piscinas naturais. Para os olhares mais atentos, são muitas as marmitas de gigante (erosão provocada pela água nas pedras), de vários formatos e tamanhos, encontradas no leito do rio. À medida que se aproxima o Percurso Interpretativo do Gaia (agora parte integrante do PRM2), avistamos a imponente ponte do Gaia que serve a Estrada Nacional 16. A montante encontra-se a ponte de Coifas (ponte medieval da antiga estrada real), assente no espelho de água, que facilmente nos transporta para um cenário bucólico. Com uma breve passagem no "caminho da Rainha" - estrada nacional substituída pela EN16 - iniciamos a descida, em grande parte, pelo trilho percorrido no sentido ascendente. Na paisagem ribeirinha sobressaem, ainda os vários moinhos, já em ruínas consequência do desenvolvimento, embora destes tenha dependido a subsistência de numerosas famílias. O trilho circunda a povoação de Arcozelo das Maias e termina percorrendo as suas estreitas ruas na antiga estação dos caminhos-de-ferro.

Fonte: Câmara Municipal Oliveira de Frades

RIBEIRA DOS TOMBOS

RIBEIRA

PENA QUEBRADA

PORCELHE (CAPELA Nª Sª PILAR)

CRUZEIRO

PANORAMA PONTE DO GAIA EN16

PONTE MEDIEVAL DE COIFAS

CAMPO FUTEBOL

ARCOZELO DAS MAIAS (IGREJA)