Zeit  6 Stunden 43 Minuten

3,6
7,1

angezeigt 1359 Mal, heruntergeladen 99 Mal

bei Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

Voltamos ao Parque Nacional da Peneda-Geres para visitar uns dos prados mais bonitos do Geres, os Prados da Messe.
O trilho realizado tem início/fim na Casa de Leonte - Portela de Leonte (862m). Desenvolve-se em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, ao longo de um velho trilho, percorrendo vários prados de montanha.
Partimos da antiga Casa do Guarda de Leonte estrada abaixo ao longo da Mata de Albergaria, passados aproximadamente 2,8Kms viramos á direita para seguir o trilho existente pelo Peito de Albergaria. Sempre a subir por caminho de pé posto, de miradouro em miradouro, lá fomos até à Costa da Sobrosa, passamos ao lado do Cabeço do Cantarelo e começamos a descer pelo Lombo do Burro até aos Prados da Messe. Magnifico! Enchemos a alma com tanta beleza, várias fotos e como ainda era cedo continuamos caminho…agora bem mariolado até o Prado do Conho passando por Curral da Pedra e Ribeira de Porto das Vacas. Chegados ao Prado do Conho fizemos a pausa para almoço, momento de partilha e de amena cavaqueira. Termina-mos o almoço com o cafezinho da Helena e lá seguimos pela Lomba de Pau, Chã da Fonte, Arco do Borrageiro, Portela da Freza, Prado Vidoal e Leonte onde terminamos trilho. Mais um trilho excelente no nosso lindo Gerês feito em boa companhia num lindo dia de outono, solarengo, algum vento mas pouco frio para a época e um regresso a casa sem sobressaltos.

ALGUNS PONTOS DE INTERESSE DO PERCURSO:
- Portela da Freza;
- Panorâmica do Vale da Teixeira;
- Cabana do Curral Prado do Vidoal;
- Panorâmicas da Serra do Gerês.

PERCURSO:
Casa de Leonte - Albergaria - Costa da Sabrosa - Cabeço do Cantarelo - Lombo do Burro - Prados da Messe - Ribeiro Porto das Vacas - Prado do Conho - Lomba de Pau - Chã da Fonte - Portela da Freza - Prado do Vidoal - Casa de Leonte

IMPORTANTE:
Segundo as regras do PNPG, dada a localização em Área de Proteção Total, não é permitido a realização deste trilho sem autorização prévia do ICNF.

OBSERVAÇÕES:
- O trilho é belíssimo, um dos mais belos do Parque Nacional da Peneda-Gerês, com paisagens deslumbrantes que mais parecem terem sido desenhadas. É um daqueles trilhos que provoca enormes emoções, que prende os sentidos, que nos faz querer ansiosamente dobrar cada encosta.
- Percurso não sinalizado, existem mariolas mas levam para diferentes trilhos, aconselha-se o uso de GPS.
- É um trilho difícil para os menos habituados devido à sua extensão e fortes declives, para quem não estiver preparado fisicamente pode ser uma experiência dolorosa.
- Este trilho não deve ser feito em dias de chuva ou mesmo de chuva nos dias anteriores, pois é feito sobre muita rocha íngreme que molhada constitui um sério perigo!
- Recomendam-se cerca de 6 horas para percorrer todo o caminho e tomar contacto com os vários pontos de interesse de valor natural, culturais, geológicos e paisagísticos do local.