Zeit  7 Stunden 18 Minuten

Koordinaten 4620

Hochgeladen 27. Februar 2021

Aufgezeichnet Februar 2021

-
-
367 m
27 m
0
5,6
11
22,34 km

angezeigt 181 Mal, heruntergeladen 2 Mal

bei Aguiar de Sousa, Porto (Portugal)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure



PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

O Parque das Serras do Porto, com perto de 6.000 hectares, é composto por seis serras: Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, abrangendo território dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Esta área, classificada desde 2017, como Paisagem Protegida Regional, integra o Sítio Rede Natura “Valongo” e o Parque Paleozóico de Valongo. Aqui, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios, salientando-se a singularidade geológica, que nos leva a uma interessante viagem pela Era Paleozoica.

Os vales dos rios Ferreira e Sousa convidam a um certo isolamento em estreito contacto com a natureza, enquanto o efeito miradouro das linhas de cumeada proporciona uma excelente perspetiva do território envolvente. Atualmente, o Parque das Serras do Porto tem três centros de receção ao visitante com informação útil sobre o Parque (Visitar Página oficial).



TRILHOS DAS SERRAS DO PORTO

O Parque está, desde setembro de 2020, a criar uma Rede de Percursos Pedestres que irá ligar os vários trilhos e sinalizar o seu património biológico, geológico, arqueológico, imaterial e construído. São quase 260 km de trilhos para calcorrear por terras de Gondomar, Paredes e Valongo. A rede será composta por uma grande rota, que deverá totalizar 57km ao longo dos três concelhos, e 19 percursos distintos, com pequenas rotas em cada território que deverá estar finalizada na Primavera de 2021. O projeto prevê a instalação de mobiliário, sinalética e uma página web para ajudar quem fizer os percursos, fornecendo informação sobre o território e os pontos de interesse. Enquanto aguardamos a conclusão do projeto começamos a percorrer os trilhos previstos, naquilo que podemos chamar de uma versão de reconhecimento, para inspirar a tua próxima aventura pelo Parque das Serras do Porto…


DESCRIÇÃO DO TRILHO REALIZADO
PR - TRILHO DO VALE DE AGUIAR


O trilho tem inicio e fim no lugar do Salto, freguesia de Aguiar de Sousa e percorre as Serras de Pias, Castiçal, Flores e de Santa Iria. Ao longo do percurso os vales do rio Sousa convidam a um certo isolamento em estreito contacto com a natureza, enquanto o efeito miradouro das linhas de cumeada proporciona uma excelente perspetiva do território envolvente. Aconselha-se o uso de GPS, os referidos trilhos estão em fase de implementação e não encontramos sinalética suficiente e inequívoca do trilho que seguíamos, podendo levar a erros de orientação no terreno.

O trilho inclui a travessia do Rio Sousa que está condicionada ao caudal e força das águas. Em época de inverno e chuvas não atravessar - Piso escorregadio, risco de queda!

Iniciamos o trilho no Lugar do Salto, na freguesia de Aguiar de Sousa. Optamos por iniciar no amplo estacionamento adjacente à Senhora do Salto. No local não encontramos qualquer painel informativo ou sinalética do percurso. Na ausência de informação e de marcações no terreno realizamos o trilho no sentido contrario aos ponteiros do relógio, sem qualquer razão especial para essa decisão.

Seguimos rua acima para cortar logo de seguida, por caminho florestal, à nossa esquerda que nos encaminha à estrada N319-2, a qual atravessamos em direção à Fonte (EN319-2). Tomamos o amplo caminho florestal que sobe em direção à Serra de Pias, onde a vegetação predominante é o eucalipto. Atingido o ponto alto da serra o caminho começa a descer até intersetar a estrada N209-1 para voltar a subir até à cota máxima da Serra do Castiçal. Fizemos um pequeno desvio do trilho para subir ao Alto da Serra do Castiçal, aos 324 metros de altitude, onde temos uma excelente perspetiva do território envolvente - Gondomar, Fânzeres, São Pedro da Cova...



O trilho prossegue, agora descente, em direção a Sul e ao Rio Sousa, onde a travessia é feita pelo Açude. A travessia do Rio Sousa pelo açude está condicionada ao caudal do rio e força das suas águas, não sendo aconselhável a sua travessia em dias de inverno e/ou de chuvas intensas, devido ao piso escorregadio e perigo de queda. Em alternativa ao açude seguir o caminho até à Ponte de Covelo para a travessia do Rio Sousa em segurança, tendo sempre como referência o próprio rio, quer num sentido quer no outro ao encontro do percurso oficial, assinalado Fim da alternativa (Interseção PR). Considerar no planeamento da atividade um suplemento de 3,7 km ao trilho original.



Agora o percurso segue o amplo caminho florestal, atravessa o viaduto da A41 e percorre as fraldas da Serra das Flores, passando pelo lugar de Brandião. O trilho segue, progressivamente ascendente, onde vamos Seguir à Esquerda por amplo caminho florestal entre o eucaliptal, a meia encosta da Serra de Santa Iria até à cumeada. As panorâmicas envolventes são soberbas, é visível Santa Comba e território envolvente. O percurso desce ligeiramente pela cumeada para voltar a subir até ao ponto mais alto do percurso, aos 364 metros de altitude onde temos um Miradouro Natural, com panorâmicas sobre as cidades próximas de Gondomar até ao Porto com a linha do Oceano Atlântico no horizonte.

Atingido o ponto mais alto do percurso, iniciamos a descida final em direção à Senhora do Salto. Continuamos por caminho florestal, onde a vegetação predominante continua a ser o eucalipto, passamos o viaduto da A41 e pouco depois estávamos na Capela da Senhora do Salto. O lugar do Salto está envolto numa lenda, segunda a qual um cavaleiro se livrou da morte ao invocar a proteção da Senhora após um salto inadvertido no abismo. Em sinal de agradecimento pelo milagre, o cavaleiro terá mandado construir a pequena Capela da Nossa Senhora do Salto, posteriormente ampliada. Tem um púlpito na galilé e possui uma estrutura em madeira coberta a telha. A imagem de Nossa Senhora do Salto que se encontra ao centro do altar-mor, também está num painel de azulejos.



Se é a primeira vez que está no Lugar do Salto, aproveite para contemplar toda a envolvência da Senhora do Salto, local que contém um parque de merendas e uma vista deslumbrante para o rio e Miradouro “Boca do Inferno”. Este espaço paisagístico, de rara beleza, está encravado entre altas serras por onde corre o rio Sousa. Aqui o Rio Sousa atravessa as rochas quartzíticas que devido à sua dureza e resistência à erosão formam um vale bastante apertado e profundo com vertentes verticais. Nos troços de rochas xistentas, de caraterísticas mais brandas, o vale é aberto formando-se meandros e depósitos aluvionares. Neste local a presença de rápidos, a sequência de pequenas curvas e ainda as vertentes perfeitamente verticais conjugam-se para oferecer uma paisagem de rara beleza. Esta zona integra a Rede Natura 2000, que confere proteção aos habitats e espécies da flora e fauna, sendo possível a observação do falcão peregrino, a andorinha das rochas, entre outros.

Depois de apreciar toda esta envolvência resta-nos seguir até ao estacionamento, ponto de inicio e fim deste trilho.


FICHA TÉCNICA
Realização: 27 de fevereiro de 2021
Percurso: Lugar do Salto - Pias - Castiçal - Brandião - Santa Iria - Lugar do Salto
Distancia: 22,4 km
Duração: 7h18min
Tempo em movimento: 5h19min
Tempo parado: 1h59min
Movimento médio: 4,3km/h
Acumulado positivo: 922m
Acumulado negativo: 920m



TRILHOS JÁ REALIZADOS NO PARQUE DAS SERRAS DO PORTO

MUNICÍPIO DE GONDOMAR
TRILHO DA SERRA DO CASTIÇAL
TRILHO DO VOLFRÂMIO - SERRA DAS FLORES
TRILHO DA CARQUEJA - SERRA DAS BANJAS
TRILHO DE BELÓI - ALTO DA PENECA

MUNICÍPIO DE PAREDES
TRILHO HISTÓRICO - SERRA DE SANTA IRIA
TRILHO DO VALE DO TORNO - SERRA DO CASTIÇAL
TRILHO DA RIBEIRA DE SANTA COMBA
TRILHO DE ALVRE
TRILHO DOS MOINHOS
TRILHO DE PIAS E CASTIÇAL
TRILHO DO MEL E DO OURO ROMANO
TRILHO DAS ALDEIAS
TRILHO DO VALE DE AGUIAR


MUNICÍPIO DE VALONGO
TRILHO DO CASTELO+CORREDOR ECOLÓGICO+ROMANOS




Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
Wegpunkt

INICIO/FIM (LUGAR DO SALTO)

Wegpunkt

FONTE (EN319-2)

Wegpunkt

LINHA DE ÁGUA

Wegpunkt

SEGUIR À DIREITA

Wegpunkt

SERRA DE PIAS

Wegpunkt

SERRA DO CASTIÇAL

Wegpunkt

SEGUIR À ESQUERDA

Wegpunkt

SEGUIR À ESQUERDA

Wegpunkt

PANORÂMICA AGUIAR DE SOUSA

Wegpunkt

SEGUIR À DIREITA

Wegpunkt

ALTERNATIVA AO AÇUDE (SEGUIR EM FRENTE)

Wegpunkt

PONTE DE COVELO (ALTERNATIVA À TRAVESSIA DO RIO)

Wegpunkt

FIM DA ALTERNATIVA (INTERSEÇÃO PR)

Wegpunkt

AÇUDE (TRAVESSIA RIO SOUSA)

Wegpunkt

PANORAMA

Wegpunkt

MINA (SERRA DAS FLORES)

Wegpunkt

LUGAR DE BRANDIÃO

Wegpunkt

SEGUIR À ESQUERDA

Wegpunkt

SERRA SANTA IRIA (SEGUIR À ESQUERDA)

Wegpunkt

PANORÂMICA SANTA COMBA

Wegpunkt

MIRADOURO NATURAL

Wegpunkt

CAPELA DA SENHORA DO SALTO

Wegpunkt

MIRADOURO 'BOCA DO INFERNO'

Wegpunkt

PONTE RIO SOUSA

Kommentare

    Du kannst oder diesen Trail