Schwierigkeitsgrad   Moderat

Zeit  4 Stunden 22 Minuten

Koordinaten 1965

Uploaded 21. April 2012

Recorded April 2012

-
-
346 m
106 m
0
4,0
7,9
15,8 km

angezeigt 3408 Mal, heruntergeladen 42 Mal

bei Fiais da Telha, Viseu (Portugal)

DESCRIÇÃO, FOTOGRAFIAS/VÍDEO, DESTE E DE OUTROS PERCURSOS EM: www.100atalhos.com
http://www.facebook.com/100atalhos
--
[PERCURSO NÃO SINALIZADO]

O Circuito Pré-Histórico de Fiais / Azenha constitui hoje um dos maiores testemunhos da presença humana nesta região durante a pré-história, facto que se deve em grande parte às suas condições naturais e à proximidade do Rio Mondego. Este circuito, com uma extensão de cerca de quatro quilómetros (Circuito oficial), possui sinalética e painéis explicativos.
O nosso grupo, como conhece bem esta zona, decidiu fazer uma caminhada neste local, local este cheio de história, onde se conjugam amplos horizontes e magnificas paisagens, juntando também a este percurso a beleza do rio Mondego.

Inicio/Fim do Percurso: Campo de Futebol de Fiais da Telha (Oliveira do Conde).

Locais de passagem nesta caminhada:

- Penedo da Víbora (Rocha com insculturas. Está relacionada com várias lendas sobre moiras e povos megalíticos).

- Orquinha da Víbora (Pequeno monumento megalítico que já não se encontrava localizado há vários anos e que agora pode ser visto ao nível dos elementos que ainda lhe restam: o seu montículo artificial (mamoa), a possível laje da cúpula e a fossa de violação).

- Orca da Palheira (De razoáveis dimensões, possui uma câmara poligonal com corredor alongado. Posteriormente foi rodeado por uma palheira e adaptado à habitação, o que sucedeu até ao século passado. Alguns dos esteios foram utilizados na construção, alterando a sua estrutura megalítica).

- Habitat do Ameal (Local habitado, provavelmente de modo sazonal, por grupos pré-históricos. Era um povoamento aberto e os vários achados aí encontrados, incluíndo vários tipos de utensílios, remetem-no para a primeira fase do megalitismo regional, tal como acontece nas Orcas 1 e 2 do Ameal).

- Orca do Ameal 1 (Com cerca de 6000 anos, é uma das sepulturas pré-históricas mais antigas do circuito. É constituída por câmara poligonal aberta e sem corredor.)

- Orca do Ameal 2 (Com cerca de 6000 anos, é, juntamente com a Orca 1 do Ameal, uma das sepulturas pré-históricas mais antigas do circuito. É constituída por câmara poligonal aberta e sem corredor.)

- Dólmen da Orca (É sem dúvida um dos maiores dolmens e um dos mais importantes monumentos megalíticos desta região, desde sempre propícia à ocupação humana. Com uma
altura de três metros e um comprimento de sete metros e meio, é formado pela câmara e por um corredor. Mantém ainda os nove esteios e a laje de cobertura da câmara funerária).

- Abrigo da Orca (Trata-se de um abrigo sob rocha não datado até à data).

- Complexos Rupestres do Ameal (Trata-se de afloramentos graníticos que apresentam gravuras, sobretudo cruciformes, datando de diferentes períodos).



B.V. Carregal do Sal: 232 968 250

G.N.R. Carregal do Sal: 232 968 134

Junta de Freguesia de Oliveira do Conde: 232 968 344

View more external

Kommentare

    You can or this trail