Aktivität

Parque das 8 cachoeiras - As sete cachoeiras

Herunterladen

Fotos der Route

Foto vonParque das 8 cachoeiras - As sete cachoeiras Foto vonParque das 8 cachoeiras - As sete cachoeiras Foto vonParque das 8 cachoeiras - As sete cachoeiras

Autor

Routenstatistiken

Entfernung
10,62 km
Höhengewinn
622 m
Schwierigkeitsgrad
Schwer
Höhenverlust
622 m
Max. Höhe
750 m
TrailRank 
66
Min. Höhe
485 m
Trail Typ
Rundkurs
Koordinaten
1641
Hochgeladen
7. Oktober 2020
Aufgezeichnet
Dezember 2017
Klatsche als Erster
Teilen

bei São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul (Brazil)

angezeigt 427 Mal, heruntergeladen 6 Mal

Fotos der Route

Foto vonParque das 8 cachoeiras - As sete cachoeiras Foto vonParque das 8 cachoeiras - As sete cachoeiras Foto vonParque das 8 cachoeiras - As sete cachoeiras

Beschreibung der Reiseroute

OBSERVAÇÕES:
- Meu GPS ficou bem ruim na mata, bagunçando o trajeto. Optei por postar mesmo assim apenas para evidenciar os pontos de interesse e também como ficam as cachoeiras em períodos chuvosos.

Hiking saindo do camping do Parque das 8 Cachoeiras passando por todas as cachoeiras, com exceção das Gêmeas Gigantes.

Disclaimer: Você VAI molhar os pés!!!

Datas: 03/10/2020 e 04/10/2020
Temperatura: 15~20 graus
Tempo: No primeiro dia realizamos com (muita) chuva, no segundo dia nublado.
Grupo: 3 pessoas

Para chegar no Parque das 8 Cachoeiras, não tem mistério. Em São Francisco de Paula, você vai contornar o Lago São Bernardo e pegar o primeiro acesso à direita, na rua Moinho Velho (cuidado com o GPS que ele manda por uns lugares estranhos). Qualquer carro consegue realizar o trajeto. Informações sobre o parque podem ser obtidas no site do local (http://parque8cachoeiras.com.br/).

Essa trilha PODE ser realizada em apenas um dia, entretanto, não é recomendado ir para as cachoeiras Pilões e Ravina em dias de chuva pois exige travessia de rio e também descidas bastante íngremes. Assim, dividimos o passeio em dois dias:

Dia 1:
- Cachoeira do Quatrilho
- Cachoeira do Remanso
- Cachoeira Escondida
- Cachoeira da Neblina
- Cachoeira da Ronda

Dia 2:
- Cachoeira Pilões
- Cachoeira da Ravina

No primeiro dia pegamos muita chuva, com direito a raios e trovões. Apesar do mau tempo, partimos em direção ao Quatrilho. Tivemos o privilégio de ter a Marsha, uma cadela guia que tem no parque, nos acompanhando. Com ela fomos até o Quatrilho, Remanso e Escondida (uma baita parceira de trilha!), depois ela voltou à recepção e nós partimos para a Neblina e depois a Ronda.

Devido às chuvas, as cachoeiras tinham um volume de água impressionante, realmente assustador. Ficar nas imediações da cachoeira era banho certo apenas com o esguicho e o vento provocado pelo impacto das águas. Contudo, nenhuma das cinco trilhas apresenta dificuldades. É uma trilha com bastante descida e subida e foi necessário cuidado redobrado para evitar escorregar no barro, nas pontes ou nas escadarias.

A trilha é muito bem sinalizada, com as árvores e pedras pintadas com tarjas amarelas e também é bastante definida.

Choveu bastante durante a noite mas, no dia seguinte, acordamos apenas com tempo nublado. Com apenas duas cachoeiras faltando, partimos para a trilha bem tarde, perto do meio-dia.

Seguimos em direção às cachoeiras Pilões e Ravina. Antes de chegar na Pilões, entendemos o porque a trilha não é recomendada em dias chuvosos. É necessário descer três longos lances de escadas, bem altas e bem íngremes. Pessoas sem preparo físico ou com medo de altura devem evitar realizar essa trilha.

As escadas normalmente contam com correntes nas laterais para nos ajudar mas quem está sem luva pode se machucar. Logo após descer toda a escadaria já encontramos a Pilões. Dali em diante, começamos a atravessar o rio (que estava bem forte devido às chuvas da noite) algumas vezes até chegar na cachoeira da Ravina, a paisagem é incrível.

É bastante importante estar usando botas de caminhada (seu pé VAI molhar), ter um bastão de trekking e luvas. Indispensável o uso de repelente para mosquitos.

A trilha em sua maior parte é muito tranquila, poderia classificá-la como moderada apenas pela distância total mas, dada a escadaria e as travessias, classifico ela como difícil. É preciso tomar cuidado.

Mehr anzeigen external

Wegpunkte

PiktogrammWasserfall Höhe 669 m
Foto vonCachoeira Escondida

Cachoeira Escondida

PiktogrammWasserfall Höhe 533 m
Foto vonCachoeira da Ravina Foto vonCachoeira da Ravina

Cachoeira da Ravina

PiktogrammFluss Höhe 561 m
Foto vonInício das travessias do rio

Início das travessias do rio

PiktogrammWasserfall Höhe 570 m
Foto vonCachoeira Pilões

Cachoeira Pilões

PiktogrammWegpunkt Höhe 595 m
Foto vonEscadaria Foto vonEscadaria Foto vonEscadaria

Escadaria

PiktogrammWegpunkt Höhe 577 m
Foto vonInício da escadaria

Início da escadaria

PiktogrammKreuzung Höhe 582 m
Foto vonBifurcação - Pilões/Ravina - Quatrilho/Gêmeas

Bifurcação - Pilões/Ravina - Quatrilho/Gêmeas

PiktogrammWasserfall Höhe 694 m
Foto vonCachoeira da Ronda Foto vonCachoeira da Ronda

Cachoeira da Ronda

PiktogrammKreuzung Höhe 637 m
Foto vonAcesso à trilha para cachoeira da Ronda

Acesso à trilha para cachoeira da Ronda

PiktogrammWasserfall Höhe 680 m
Foto vonCachoeira da Neblina Foto vonCachoeira da Neblina Foto vonCachoeira da Neblina

Cachoeira da Neblina

PiktogrammKreuzung Höhe 673 m
Foto vonAcesso à trilha para cachoeira da Neblina

Acesso à trilha para cachoeira da Neblina

PiktogrammWasserfall Höhe 588 m
Foto vonCachoeira do Remanso

Cachoeira do Remanso

PiktogrammWasserfall Höhe 458 m
Foto vonCachoeira do Quatrilho Foto vonCachoeira do Quatrilho Foto vonCachoeira do Quatrilho

Cachoeira do Quatrilho

PiktogrammKreuzung Höhe 508 m
Foto vonBifurcação - Gêmeas - Quatrilho Foto vonBifurcação - Gêmeas - Quatrilho

Bifurcação - Gêmeas - Quatrilho

PiktogrammBrücke Höhe 571 m
Foto vonPonte pênsil

Ponte pênsil

PiktogrammKreuzung Höhe 632 m
Foto vonA encruzilhada Foto vonA encruzilhada

A encruzilhada

Árvore com alguns bancos, fica em um ponto entre várias trilhas.

Kommentare

    Du kannst oder diesen Trail