Aktivität

Serra do Japi - Cachoeira Pinheirinho e Macumba via torres TV Cultura

Herunterladen

Fotos der Route

Foto vonSerra do Japi - Cachoeira Pinheirinho e Macumba via torres TV Cultura Foto vonSerra do Japi - Cachoeira Pinheirinho e Macumba via torres TV Cultura Foto vonSerra do Japi - Cachoeira Pinheirinho e Macumba via torres TV Cultura

Autor

Routenstatistiken

Entfernung
18,51 km
Höhengewinn
582 m
Schwierigkeitsgrad
Leicht
Höhenverlust
582 m
Max. Höhe
1.217 m
TrailRank 
99 4,6
Min. Höhe
823 m
Trail Typ
Rundkurs
Zeit in Bewegung
4 Stunden 41 Minuten
Zeit
7 Stunden 34 Minuten
Koordinaten
3286
Hochgeladen
30. Januar 2021
Aufgezeichnet
Januar 2021
  • Bewertung

  •   4,6 9 Bewertungen

bei Jundiaí, São Paulo (Brazil)

angezeigt 9106 Mal, heruntergeladen 298 Mal

Fotos der Route

Foto vonSerra do Japi - Cachoeira Pinheirinho e Macumba via torres TV Cultura Foto vonSerra do Japi - Cachoeira Pinheirinho e Macumba via torres TV Cultura Foto vonSerra do Japi - Cachoeira Pinheirinho e Macumba via torres TV Cultura

Beschreibung der Reiseroute

Serra do Japi - Cachoeira Pinheirinho e Macumba via torres TV Cultura.


SIGA A GENTE NO INSTAGRAM: @Vatrilhar


Trilha iniciada em uma antiga igrejinha às margens da Estrada da Laranja Azeda, que da acesso às torres da TV Cultura no topo. Foi aonde deixei o veículo estacionado.

O início é de uma looonga caminhada em estrada de terra, que apesar de simpática é um longo aclive e pode ser evitado (explicarei melhor).

Após a subida, inicia-se a trilha já bem no topo e antes de chegar nas torres. Não há mirante pois o solo permite que a vegetação cresça frondosa. A trilha é, na verdade, uma antiga estrada de terra que deixou de ser usada por veículos, a tornando ideal para bikers e trail runners, que são abundantes nesse trecho. No caso do hiking, faz com que a dificuldade técnica seja baixa já que o piso é relativamente regular, a trilha é larga e de evidente visualização.
A vegetação, conforme li, é um dos últimos vestígios de Mata Atlântica na região; é belíssima e bem fechada.
Sempre descendo, pode-se observar bifurcações para trilhas e em uma dessas deve-se tomar à esquerda. A partir daí, a trilha fica um pouco mais fechada, mas ainda seguindo o padrão anterior. Aqui deixo um ponto de atenção pois visualizamos uma cobra Coral, que fugiu ao nos detectar. Mas todo cuidado é pouco.
Ainda descendo, atravessamos um belo riacho e logo avistamos um antigo rancho, que, em caso de chuvas repentinas, pode ser usado como abrigo. Após o rancho, deve-se tomar à esquerda, para seguir para a Cachoeira do Pinheirinho.
Mantendo a dificuldade técnica fácil, atravessar o riacho em 2 pontos para alcançar a cachoeira. Vale aqui um alerta: há algumas placas no caminho proibindo o banho, mas 2 grupos estavam fazendo uso do poço (que é pequeno) sem seguir as regras. Mas um bom ponto para um lanche!
Após a cachoeira, um breve aclive à direita. Aqui a antiga estrada torna-se bem erodida, aumentando o grau de dificuldade levemente, já que além de mais irregular tem pontos escorregadios (eu escorreguei). Mas nada complicado.
Mais um ponto de atenção, dessa vez uma Cascavel na trilha. Por ser larga, foi fácil contorná-la. Mas diferente da Coral, ela não só não fugiu como se colocou em posição de ataque (à distância). Minha sugestão é: sempre que realizar seus hiking's ou trekking's nos biomas brasileiros, fazer uso de uma perneira (ou polaina) que cubra até abaixo dos joelhos. É aonde a grande maioria dos ataques (que são raros) acontecem. E por favor: Não matar, machucar ou mesmo incomodar o animal, que está em seu habitat.
Mantendo a descida, chegar-se em outra estrada de terra. Um bom ponto para deixar o veículo e fazer esse log "na contramão".
Tomando à direita na saída da trilha, em pouco tempo chega-se na Cachoeira da Macumba. Local muito frequentado (novamente a placa de proibição de nadar) e um pouco sujo (lixo de todo tipo), já que o acesso fácil é convidativo a um público que pode não estar tão em sintonia com as boas práticas do montanhismo. Porém, visitei 3 quedas que, apesar de também terem poços rasos, são de beleza ímpar. Existe uma trilha que sobe a cachoeira, mas deixo a exploração para outra ocasião. Se alguém a fizer, por favor deixe comentários.

Retornamos novamente pela estrada de terra, movimentada e pouco atrativa, exceto por um trecho que tivemos um bom panorama novamente dessa bela serra e seu bioma.

OBSERVAÇÃO FINAL: Não sou fã de caminhadas em estradas de terra, então deixo como sugestão ou estacionar o carro no início da trilha (nas torres) ou no fim da trilha. Acredito que seja mais agradável.

🐍🐍ATENÇÃO🐍🐍: Mais uma vez deixo o alerta de visualização de cobras Coral e Cascavel. Atenção aonde pisa/se senta e, por favor, não incomode o animal.

Wegpunkte

PiktogrammRuine Höhe 962 m
Foto vonCapelinha

Capelinha

(Aonde deixei o carro)

PiktogrammRuine Höhe 937 m
Foto vonCasa datada de 1903

Casa datada de 1903

PiktogrammWegpunkt Höhe 1.088 m
Foto vonEstrada de terra

Estrada de terra

Looooooonga

PiktogrammWegpunkt Höhe 1.150 m
Foto vonPortão Parque Serra do Japi

Portão Parque Serra do Japi

Fechado - Siga em frente. Não é aí que vamos.

PiktogrammWegpunkt Höhe 1.101 m
Foto vonEstrada de terra

Estrada de terra

E tome subida!

PiktogrammFoto Höhe 1.103 m
Foto vonVista da Serra do Japi

Vista da Serra do Japi

PiktogrammPanorama Höhe 1.103 m
Foto vonVista da Serra do Japi 2

Vista da Serra do Japi 2

Bela paisagem!

PiktogrammKreuzung Höhe 1.212 m
Foto vonInício da trilha

Início da trilha

Siga em frente! OBS: Para a direita vai para a torre da TV Cultura (não visitei). ATENÇÃO: Aqui recomendo deixar o carro e começar sua trilha!

PiktogrammWegpunkt Höhe 1.088 m
Foto vonTrilha

Trilha

Antiga estrada de terra, que faz com que a trilha seja larga e extremamente visível.

PiktogrammWegpunkt Höhe 1.040 m
Foto vonTrilha2

Trilha2

Fácil visualização Atenção: Visualizei uma cobra Coral (não fui conferir se era a verdadeira ou a falsa)

PiktogrammKreuzung Höhe 1.016 m
Foto vonVirar a esquerda

Virar a esquerda

Sair da trilha principal e pegar à esquerda.

PiktogrammWegpunkt Höhe 1.006 m
Foto vonTrilha3

Trilha3

Um pouco mais fechada, mas ainda uma antiga estrada de terra que deixa bem visível

PiktogrammWegpunkt Höhe 929 m
Foto vonTrilha4

Trilha4

Bela vegetação da Mata Atlântica ao redor.

PiktogrammFluss Höhe 894 m
Foto vonPinguela

Pinguela

Atravessar o riozinho.

PiktogrammSchutzhütte Höhe 897 m
Foto vonAntigo Rancho

Antigo Rancho

Local para se abrigar em caso de necessidade!

PiktogrammFluss Höhe 899 m
Foto vonRio

Rio

Atravessar

PiktogrammFluss Höhe 911 m
Foto vonRio

Rio

Aguas bem cristalinas. Atravessar

PiktogrammWasserfall Höhe 912 m
Foto vonCachoeira do Pinheirinho

Cachoeira do Pinheirinho

Pocinho e águas cristalinas.

PiktogrammWegpunkt Höhe 907 m
Foto vonTrilha5

Trilha5

Um pouco mais fechada a trilha Atenção: Visualizei uma Cascavel!

PiktogrammKreuzung Höhe 828 m
Foto vonFim da trilha

Fim da trilha

Aqui retornamos à estrada de terra. OBS: Fica como opção para deixar o carro também.

PiktogrammFluss Höhe 822 m
Foto vonRio

Rio

Atravessar para chegar na cachoeira.

PiktogrammWasserfall Höhe 830 m
Foto vonCachoeira da Macumba 1 Queda

Cachoeira da Macumba 1 Queda

PiktogrammWasserfall Höhe 852 m
Foto vonCachoeira da Macumba 2 Queda

Cachoeira da Macumba 2 Queda

PiktogrammWasserfall Höhe 850 m
Foto vonCachoeira da Macumba 3 Queda

Cachoeira da Macumba 3 Queda

PiktogrammPanorama Höhe 968 m
Foto vonVista da Serra do Japi 3

Vista da Serra do Japi 3

Mais uma bela visão

PiktogrammFlora Höhe 976 m
Foto vonFlores

Flores

Kommentare  (49)

  • Foto von Giuliana Gallana
    Giuliana Gallana 03.02.2021

    Ótima descrição, obrigada!

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 03.02.2021

    Disponha! Sugiro estacionar bem no início da trilha e caminhar ida e volta. Mais agradável!

  • Foto von Carolina Coelho Varella
    Carolina Coelho Varella 06.02.2021

    Gostei muito da trilha. Mas o lixo deixado pelas pessoas ao longo do caminho é de tirar do sério... uma pena mesmo. Um lugar belíssimo.

  • Foto von Carolina Coelho Varella
    Carolina Coelho Varella 06.02.2021

     

    Ich bin diesem Trail gefolgt  Mehr anzeigen

    Gostei muito da trilha. Mas o lixo deixado pelas pessoas ao longo do caminho é de tirar do sério... uma pena mesmo. Um lugar belíssimo.

  • Foto von vilsonjr
    vilsonjr 06.04.2021

    Olá meu amigo, parabéns pelos seus relatos.
    Sabe dizer se dá para fazer bem de bike o trajeto todo?
    Um gde abs.

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 06.04.2021

    Obrigado! Acredito que dá sim. Cruzei com alguns bilkers por lá! Bom passeio!

  • Foto von natashaavancini
    natashaavancini 16.04.2021

     

    O parque está fechado? Ou está é uma entrada secundária que não precisa de autorização

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 16.04.2021

    Não é dentro do parque.

  • Foto von jonnis
    jonnis 25.04.2021

     

    Ich bin diesem Trail gefolgt  verifiziert  Mehr anzeigen

    Uma ótima trilha pra curtir sozinho ou junto com amigos,apenas deve-se prestar atençao as bifurcacoes. Vale muito a pena conhecer.

  • Foto von jonnis
    jonnis 25.04.2021

    Sim,da pra fazer de bike,inclusive encontramos alguns pelo meio da trilha. Obrigado mv_mao pela descriçao da trilha.

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 25.04.2021

    Que bom que gostou! Quero voltar lá!

  • Foto von Sunao Takahashi
    Sunao Takahashi 25.04.2021

     

    Ich bin diesem Trail gefolgt  verifiziert  Mehr anzeigen

    Fiz a trilha em 24/04/2021, segui as dicas e deu tudo certo. Parabens e obrigado

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 25.04.2021

    Obrigado pelo retorno! Essa trilha é bem gostosa mesmo!

  • Foto von Zanella Trail & MTB
    Zanella Trail & MTB 08.05.2021

    Olá! Tem que atravessar rio?

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 08.05.2021

    Oi, riozinho bem raso. Tem fotos

  • Foto von mary.mary -Ambrósia
    mary.mary -Ambrósia 28.05.2021

    Boa tarde. A trilha é monitorada? Tem que pagar para entra??

  • Foto von mary.mary -Ambrósia
    mary.mary -Ambrósia 28.05.2021

    Quero fazer

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 28.05.2021

    Boa tarde. Não é monitorada, aberta em Fev/21.

  • Foto von mary.mary -Ambrósia
    mary.mary -Ambrósia 28.05.2021

    Ok. Obrigada.

  • Foto von mary.mary -Ambrósia
    mary.mary -Ambrósia 03.06.2021

    Trilha mega Master. Não entramos cobra nenhuma pra bater um lero rsrsrs. Foi de boa. Aammeeiiiiiii!!!

  • Foto von mary.mary -Ambrósia
    mary.mary -Ambrósia 03.06.2021

    Correção. Não encontramos cobra.

  • Foto von mary.mary -Ambrósia
    mary.mary -Ambrósia 03.06.2021

     

    Ich bin diesem Trail gefolgt  verifiziert  Mehr anzeigen

    Trilha mega Master. Não encontramos cobra nenhuma pra bater um lero rsrsrs. Foi de boa. Aammeeiiiiiii!!!

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 03.06.2021

    Que bom que gostaram!!!!!!

  • Foto von Trilha Rock
    Trilha Rock 27.06.2021

    Sua trilha está sensacional! Mto bem marcada! Segui tds os passos e deu certinho... pena que tive que entrar clandestino na cachoeira da macumba pois fecharam a entrada... mas estava curioso para conhecer e arrisquei... mas disseram que a ambiental está circulando forte por ali...

  • Foto von Trilha Rock
    Trilha Rock 27.06.2021

     

    Ich bin diesem Trail gefolgt  verifiziert  Mehr anzeigen

    Não é para iniciantes... leva mta água... traga o lixo de volta

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 27.06.2021

    Que bom que gostou!!!! É uma das minhas preferidas também!

  • Rogerio386 26.08.2021

    Bom dia Varela. O local deixou carro e seguro?

    Sobre a rota como você fez para se guiar?

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 26.08.2021

    Bom dia. Deixei na Igrejinha, mas, como recomendei no log, sugiro subir de carro até entrada da trilha, perto das torres. Havia bastante carros estacionados lá. A trilha passa a ser ida e volta e não circular, e fica bem menor!

    Sobre a rota, o plano pago do Wiki (aproximadamente 60 reais/ano) você navega como um "Waze". Recomendo.

  • Rogerio386 26.08.2021

    Beleza irmão

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 26.08.2021

    Tmj. Trilha muito gostosa!

  • Foto von Roger*386
    Roger*386 06.09.2021

    Fiz a trilha irmão. Foi top.

  • Foto von RicBlanco
    RicBlanco 10.12.2021

     

    Ich bin diesem Trail gefolgt  verifiziert  Mehr anzeigen

    Trilha bacana!! Valeu!!

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 20.01.2022

    Valeu RicBlanco!

  • Foto von Aventureiro
    Aventureiro 20.03.2022

    Fiz a trilha ontem seguindo sem trekking grato amigo..

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 20.03.2022

    Que bom que gostou!

  • Foto von Aventureiro
    Aventureiro 22.03.2022

    Seguindo seu trekkiing 🤣🤣🤣 e nao sem trekking

  • Foto von Will Galbiate
    Will Galbiate 24.07.2022

     

    Ich bin diesem Trail gefolgt  verifiziert  Mehr anzeigen

    Trilha fácil e bem batida, porém, a entrada da cachoeira da macumba estava fechada, guardas ambientais estão proibindo o acesso

  • Foto von aacoelho
    aacoelho 31.08.2022

     

    Trilha muito boa!
    Fiz essa trilha numa versão um pouco mais longa. Esta opção reduz um bom trecho de estradinhas de terra.
    Região de preservação ambiental é preciso seguir as regaras do local.

  • Foto von NPossognolo
    NPossognolo 12.10.2022

    Boa tarde e obrigado por compartilhar.

    Por gentileza poderia me dizer se o acesso e a saída da cachoeira da Macumba estão liberados. Andaram fechando (arames) alguns acessos.

    Obrigado

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 13.10.2022

    Bom dia NPossognolo!

    Infelizmente não sei dizer. Minha última visita foi em Jan/21.

  • Foto von NPossognolo
    NPossognolo 20.10.2022

    Muito obrigado pela dica e por compartilhar. Fiz hoje e é espetacular! Boas trilhas! 🙌

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 20.10.2022

    Valeu! E estava aberta a cachu?

  • Foto von NPossognolo
    NPossognolo 20.10.2022

    Cachoeira da Macumba está fechada, mas, do Pinheirinho que é muito melhor estava liberada. Abraço

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 20.10.2022

    Obrigado pela informação!!!!!!

  • Guiga JS 14.02.2025

    Sensacional suas dica, to pensando em fazer esse fim de semana sozinho, é permitido acampar em algum ponto da trilha?

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 14.02.2025

    Dia! Bom, é aberto mas acampar.... só se for perto do ponto da casinha... mas o Japi, pela proximidade a SP, não seria para mim uma opção de Camping. O acesso é muito fácil, o que torna a quantidade de pessoas que acessam muito grande.....

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 14.02.2025

    Se quiser acampar acampe em Extrema.

  • Foto von LRJ2025
    LRJ2025 30.03.2025

    Eu fiz esta trilha fantástica muito mato pra quem gosta, tomar cuidado muitas cobras, e ovo de cobras 100 metros antes do rio da cachoeira pinheirinho, no final um belo almoço como recompensa.

  • Foto von VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) 30.03.2025

    Que legal Lucas. Sim, cobras! Mas a paisagem vale a pena!

Du kannst oder diesen Trail